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Responda as perguntas do simulado.
1. O que os vendedores que fazem vendas consultivas realmente vendem?
Produtos. Serviços. Produtos e serviços. Soluções. Bens de consumo de uso individual e empresarial.
2. Qual é o primeiro passo ao desenvolver um bom sistema de prospecção?
3. Especialistas atestam que o uso de 12 palavras específicas pode ser determinante para o sucesso dos vendedores. São palavras-chave que, além de seu significado básico, também têm uma carga emocional que o vendedor deve usar para persuadir o cliente. Das cinco palavras abaixo, marque aquela que NÃO tem apelo emocional:
Descoberta. Fácil. Garantia. Empresa. Saúde. 4. Você sabia que a maior parte das apresentações de venda termina na decisão do cliente de não fazerabsolutamente nada, ou seja, de não comprar? Quando isso acontece, na verdade, o cliente sinaliza que:
A concorrência foi mais esperta e eficaz. O seu preço está muito alto, logo ninguém consegue comprar. O cliente não tinha nada para fazer e, na verdade, só queria bater papo. O seu produto ou serviço é muito ruim mesmo e está na hora de trocar de empresa. Tinha alguma outra coisa em mente ou não encontrou razões suficientes para efetuar a compra. 5. O especialista Larry Dotson lista oito formas de estimular os clientes a comprarem. Das opções abaixo,cite aquela que NÃO é uma dessas oito, ou seja, não estimula os clientes a comprarem:
Dar aos clientes uma data-limite. Oferecer uma garantia de devolução do dinheiro. Facilitar a assistência técnica. Citar testemunhais. Dar um bônus qualquer para quem fizer o pedido. Dar amostra grátis. Destacar na proposta um campo para assinatura como se fosse um contrato. Oferecer atendimento 24 horas. Não cobrar entrega. 6. Uma das obrigações do vendedor é fazer o follow-up depois de uma apresentação de vendas ou negociação.Entre as opções abaixo, o que significa follow-up em vendas?
Ligar para o cliente indicado por aquele que recebeu minha proposta e dizer que foi indicação. Falar com outros decisores da empresa que sejam hierarquicamente maiores que o interlocutor que ouviu primeiro a minha proposta. Dar sequência a reunião, mas em outro ambiente neutro, que não seja o espaço do cliente. Entrar em contato com os clientes depois da reunião para verificar como a proposta apresentada está sendo analisada - para que o vendedor possa controlar suas propostas e as fases em que se encontram suas negociações dentro do cliente. Fugir do cliente para evitar ouvir reclamações por falhas do pessoal da logística ou financeiro. 7. Durante todo o processo de venda, existe um momento exato para iniciar o fechamento da venda?
Sim. Exclusivamente quando o cliente perguntar o preço é que se deve fazer o fechamento Não. Tanto que o vendedor pode começar a conversa, na abordagem, perguntando se o cliente vai "levar" na cor preta ou branca. Nem sim nem não. Depende das variáveis do mercado e perfil do cliente. Não. Qualquer momento pode ser bom desde que o vendedor perceba que o cliente está fortemente inclinado a comprar. Nenhuma das alternativas estão corretas. 8. Em relação à pós-venda e seguindo estudos da Harvard Business Review, entre as opções abaixo,marque a que demonstra com o que as empresas e vendedores devem se preocupar mais?
Com os clientes que não ligam para comprar mais. Com o gasto dos vendedores com telefone para fazerem pós-venda. Com as taxas de positivação dos ex-clientes que não voltaram a comprar devido à guerra de preços da concorrência. Com as reclamações dos clientes que não são resolvidas pela empresa. Com os vendedores que se desligam da empresa e não deixam o telefone dos clientes para que seja feita uma pós-venda com eles. ____________________________________________________________________________________________________________
O teste está dividido em Pré-venda, Venda e Pós-Venda.
Cada questão possui três alternativas de resposta: A (....) Desenvolvo sempre ou quase sempre; B (....) Às vezes desenvolvo, às vezes não; C (....) Raramente ou nunca desenvolvo.
Questões
A
B
C
O DECÁLOGO DA PRÉ-VENDA
O DECÁLOGO DA VENDA
O DECÁLOGO DO PÓS-VENDA
TOTAL PARCIAL
Teste: Comunicações Vendedoras
Sou uma pessoa que… 1- ... pauto minha comunicação / imagem profissional em valores pessoais e éticos. Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre 2- … percebo com facilidade os sentimentos dos outros, mesmo que eles não verbalizem claramente.
Jamais Raramente Às vezes Quase Sempre Sempre
3- … quando tenho alguma dificuldade com outra pessoa, procuro conversar diretamente com ela, evitando fofocas e mal-entendidos.
4- … tenho facilidade de acalmar ou conter sentimentos aflitivos, sem prejudicar as obrigações que tenha de cumprir, mantendo o equilíbrio emocional.
5- … mantenho-me atualizada em relação ao que ocorre na minha área de atuação e em minha empresa, às tendências do mercado, à concorrência, etc.
6- ... confio em minha própria habilidade de resolver, satisfatoriamente, a maioria das situações de trabalho que envolvem confronto com outras pessoas.
7- ... permaneço calma e confiante ao defrontar-me com sarcasmo, escárnio ou críticas ofensivas.
8- ... acho certo pedir o que desejo, ou expor meus sentimentos e opiniões, lutando pelos meus direitos, sem desrespeitar o direito dos outros.
9- ... sinto-me à vontade, quanto ao grau de contato visual que estabeleço com outras pessoas, e creio que elas também sentem o mesmo em relação a mim.
10- ... tenho posturas e atitudes profissionais adequadas e compatíveis com a etiqueta empresarial.
11- … comunico-me, eficazmente, com as outras pessoas e consigo expor as idéias com clareza, sendo, geralmente, bem compreendida.
12- … procuro conhecer, antes de uma apresentação ou reunião, o perfil dos participantes que estarão presentes para direcionar, adequadamente, o conteúdo e a forma da minha mensagem aos objetivos deles.
13- ... planejo e preparo toda a apresentação, buscando utilizar-me dos recursos adequados.
14- ... durante a apresentação, sinto-me segura e consigo interagir positivamente com os participantes.
15- ... ao término de toda apresentação, avalio e analiso os pontos que podem ser aprimorados numa próxima oportunidade.
16- ... tenho facilidade na aceitação de minhas idéias por parte dos outros e, geralmente, quando apresento uma idéia, as pessoas acatam e apóiam, especialmente, os superiores.
17- ... estou consciente de que devo identificar e enfatizar como minhas idéias/produtos/serviços solucionarão os problemas dos "clientes" em detrimento da ênfase em benefícios e características.
18- ... pratico a escuta ativa, ou seja, permito ao "cliente" expor suas necessidades e busco identificar necessidades não-declaradas e problemas não-identificados (leio nas entrelinhas).
19- ... consigo lidar com diferentes estilos de pessoas ou grupos durante uma apresentação,"saindo-me" bem das situações, mesmo aquelas mais constrangedoras.
20- ... procuro ser concisa, objetiva e consciente de que as pessoas não conseguem manter a atenção por períodos muito longos de exposição.
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