A sua solução esta aqui!
Testes de Aptidão
Raciocínio Lógico
01 - Sabe-se que existe pelo menos um A que é B. Sabe-se, também, que todo B é C. Segue-se, portanto, necessariamente que:
a) todo C é B
b) todo C é A
c) algum A é C
d) nada que não seja C é A
e) algum A não é C
02- Considere as seguintes premissas (onde X, Y, Z e P são conjuntos não vazios): Premissa 1: "X está contido em Y e em Z, ou X está contido em P" Premissa 2: "X não está contido em P" Pode-se, então, concluir que, necessariamente:
a) Y está contido em Z
b) X está contido em Z
c) Y está contido em Z ou em P
d) X não está contido nem em P nem em Y
e) X não está contido nem em Y e nem em Z
03- A operação Å x é definida como o dobro do quadrado de x. Assim, o valor da expressão Å 21/2 - Å [ 1Å 2 ] é igual a:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 4
e) 6
04- Um crime foi cometido por uma e apenas uma pessoa de um grupo de cinco suspeitos: Armando, Celso, Edu, Juarez e Tarso. Perguntados sobre quem era o culpado, cada um deles respondeu: Armando: "Sou inocente" Celso: "Edu é o culpado" Edu: "Tarso é o culpado" Juarez: "Armando disse a verdade" Tarso: "Celso mentiu" Sabendo-se que apenas um dos suspeitos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o culpado é:
a) Armando
b) Celso
c) Edu
d) Juarez
e) Tarso
05- Três rapazes e duas moças vão ao cinema e desejam sentar-se, os cinco, lado a lado, na mesma fila. O número de maneiras pelas quais eles podem distribuir-se nos assentos de modo que as duas moças fiquem juntas, uma ao lado da outra, é igual a:
a) 2
b) 4
c) 24
d) 48
e) 120
06- De um grupo de 200 estudantes, 80 estão matriculados em Francês, 110 em Inglês e 40 não estão matriculados nem em Inglês nem em Francês. Seleciona-se, ao acaso, um dos 200 estudantes. A probabilidade de que o estudante selecionado esteja matriculado em pelo menos uma dessas disciplinas (isto é, em Inglês ou em Francês) é igual a:
a) 30/200
b) 130/200
c) 150/200
d) 160/200
e) 190/200
07- Uma herança constituída de barras de ouro foi totalmente dividida entre três irmãs: Ana, Beatriz e Camile. Ana, por ser a mais velha, recebeu a metade das barras de ouro, e mais meia barra. Após Ana ter recebido sua parte, Beatriz recebeu a metade do que sobrou, e mais meia barra. Coube a Camile o restante da herança, igual a uma barra e meia. Assim, o número de barras de ouro que Ana recebeu foi:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
08- Chama-se tautologia a toda proposição que é sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compõem. Um exemplo de tautologia é:
a) se João é alto, então João é alto ou Guilherme é gordo
b) se João é alto, então João é alto e Guilherme é gordo
c) se João é alto ou Guilherme é gordo, então Guilherme é gordo
d) se João é alto ou Guilherme é gordo, então João é alto e Guilherme é gordo
e) se João é alto ou não é alto, então Guilherme é gordo
09- Sabe-se que a ocorrência de B é condição necessária para a ocorrência de C e condição suficiente para a ocorrência de D. Sabe-se, também, que a ocorrência de D é condição necessária e suficiente para a ocorrência de A. Assim, quando C ocorre,
a) D ocorre e B não ocorre
b) D não ocorre ou A não ocorre
c) B e A ocorrem
d) nem B nem D ocorrem
e) B não ocorre ou A não ocorre
10- Ou A=B, ou B=C, mas não ambos. Se B=D, então A=D. Ora, B=D. Logo:
a) B ¹ C
b) B ¹ A
c) C = A
d) C = D
e) D ¹ A
11- De três irmãos – José, Adriano e Caio –, sabe-se que ou José é o mais velho, ou Adriano é o mais moço. Sabe-se, também, que ou Adriano é o mais velho, ou Caio é o mais velho. Então, o mais velho e o mais moço dos três irmãos são, respectivamente:
a) Caio e José
b) Caio e Adriano
c) Adriano e Caio
d) Adriano e José
e) José e Adriano
12- Se o jardim não é florido, então o gato mia. Se o jardim é florido, então o passarinho não canta. Ora, o passarinho canta. Logo:
a) o jardim é florido e o gato mia
b) o jardim é florido e o gato não mia
c) o jardim não é florido e o gato mia
d) o jardim não é florido e o gato não mia
e) se o passarinho canta, então o gato não mia
13- Três amigos, Luís, Marcos e Nestor, são casados com Teresa, Regina e Sandra (não nesta ordem). Perguntados sobre os nomes das respectivas esposas, os 3 fizeram as seguintes declarações: Nestor:"Marcos é casado com Teresa" Luís:"Nestor está mentindo, pois a esposa de Marcos é Regina" Marcos:"Nestor e Luís mentiram, pois a minha esposa é Sandra" Sabendo-se que o marido de Sandra mentiu e que o marido de Teresa disse a verdade, segue-se que as esposas de Luís, Marcos e Nestor são, res :
a) Sandra, Teresa, Regina
b) Sandra, Regina, Teresa
c) Regina, Sandra, Teresa
d) Teresa, Regina, Sandra
e) Teresa, Sandra, Regina
14- A negação da afirmação condicional "se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva" é:
a) se não estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva
b) não está chovendo e eu levo o guarda-chuva
c) não está chovendo e eu não levo o guarda-chuva
d) se estiver chovendo, eu não levo o guarda-chuva
e) está chovendo e eu não levo o guarda-chuva
15- Dizer que "Pedro não é pedreiro ou Paulo é paulista" é, do ponto de vista lógico, o mesmo que dizer que:
a) se Pedro é pedreiro, então Paulo é paulista
b) se Paulo é paulista, então Pedro é pedreiro
c) se Pedro não é pedreiro, então Paulo é paulista
d) se Pedro é pedreiro, então Paulo não é paulista
e) se Pedro não é pedreiro, então Paulo não é paulista
16- Se Frederico é francês, então Alberto não é alemão. Ou Alberto é alemão, ou Egídio é espanhol. Se Pedro não é português, então Frederico é francês. Ora, nem Egídio é espanhol nem Isaura é italiana. Logo:
a) Pedro é português e Frederico é francês
b) Pedro é português e Alberto é alemão
c) Pedro não é português e Alberto é alemão
d) Egídio é espanhol ou Frederico é francês
e) Se Alberto é alemão, Frederico é francês
17- Se Luís estuda História, então Pedro estuda Matemática. Se Helena estuda Filosofia, então Jorge estuda Medicina. Ora, Luís estuda História ou Helena estuda Filosofia. Logo, segue-se necessariamente que:
a) Pedro estuda Matemática ou Jorge estuda Medicina
b) Pedro estuda Matemática e Jorge estuda Medicina
c) Se Luís não estuda História, então Jorge não estuda Medicina
d) Helena estuda Filosofia e Pedro estuda Matemática
e) Pedro estuda Matemática ou Helena não estuda Filosofia
18- Se Pedro é inocente, então Lauro é inocente. Se Roberto é inocente, então Sônia é inocente. Ora, Pedro é culpado ou Sônia é culpada. Segue-se logicamente, portanto, que:
a) Lauro é culpado e Sônia é culpada
b) Sônia é culpada e Roberto é inocente
c) Pedro é culpado ou Roberto é culpado
d) Se Roberto é culpado, então Lauro é culpado
e) Roberto é inocente se e somente se Lauro é inocente
19- Maria tem três carros: um Gol, um Corsa e um Fiesta. Um dos carros é branco, o outro é preto, e o outro é azul. Sabe-se que: 1) ou o Gol é branco, ou o Fiesta é branco, 2) ou o Gol é preto, ou o Corsa é azul, 3) ou o Fiesta é azul, ou o Corsa é azul, 4) ou o Corsa é preto, ou o Fiesta é preto. Portanto, as cores do Gol, do Corsa e do Fiesta são, respectivamente,
a) branco, preto, azul
b) preto, azul, branco
c) azul, branco, preto
d) preto, branco, azul
e) branco, azul, preto
20- Um rei diz a um jovem sábio: "dizei-me uma frase e se ela for verdadeira prometo que vos darei ou um cavalo veloz, ou uma linda espada, ou a mão da princesa; se ela for falsa, não vos darei nada". O jovem sábio disse, então: "Vossa Majestade não me dará nem o cavalo veloz, nem a linda espada". Para manter a promessa feita, o rei:
a) deve dar o cavalo veloz e a linda espada
b) deve dar a mão da princesa, mas não o cavalo veloz nem a linda espada
c) deve dar a mão da princesa e o cavalo veloz ou a linda espada
d) deve dar o cavalo veloz ou a linda espada, mas não a mão da princesa
e) não deve dar nem o cavalo veloz, nem a linda espada, nem a mão da princesa
Antes de fazer o teste confira se todas as imagens estão sendo mostradas, se não estiverem clique em atualizar no seu navegador.
O Caso do Motorista Sorridente
Como faz com frequência nas horas de descanso, O Inspetor Arruda está visitando sua irmã que é dona de uma pequena empresa de entregas. Ele se preocupa com ela, pois sabe que, eventualmente, alguns funcionários corruptos desviam parte das mercadorias que deveriam ser entregues aos clientes. Então ele sempre cuida de orientá-la. Dá-lhe dicas de como flagrar esses espertalhões. Por coincidência, naquele momento, Ela está enfrentando um pequeno problema interno, que não sabe como resolver.
Há uma denúncia, de que um dos seus funcionários, o Chico Sorriso, está usando os veículos da empresa para fazer entregas clandestinas, naturalmente, sem ela saber. E chega a notícia de que o mesmo, ao sair escondido com a caminhonete, bateu em uma caixa de coleta dos correios. Isso certamente poderia provar suas "escapadas" fora da rota. Evidentemente que ele nega tudo. Então, já que está ali, o Inspetor Arruda se dirige ao estacionamento para examinar o Veículo avariado, e se for o caso, dar o seu parecer sobre o incidente.
Chico Sorriso então conta sua versão da história. Ele assegura que não saiu do pátio de estacionamento. Acrescenta que o farol quebrou ali mesmo, mais cedo, ao bater em outro, enquanto manobrava o veículo, e que depois disso, não o movera do local. Mas o Inspetor Arruda não acredita que ele esteja dizendo a verdade. Você é capaz de dizer porquê o Inspetor afirma isso com tanta segurança?
SOLUÇÃO 01
O Misterioso Homem Bomba
A polícia está diante do seu caso mais complicado de todos os tempos. E quando a noite se aproxima, embora tudo pareça quieto, ninguém consegue ficar tranquilo. Ocorre que, na escuridão da noite, sem prévio aviso, em algum lugar da imensa cidade, algo poderá acontecer. Veja a cidade agora, onde o silêncio é quebrado apenas pelo ruído dos últimos veículos ainda na rua. Num ambiente de calma aparente como esta, é difícil imaginar que exista uma grande ameaça oculta...
Afinal de contas está à solta naquela cidade, alguém que os jornais chamam de Homem Bomba. Sua origem é um mistério. Age sempre tarde da noite, nos bairros mais afastados do centro, explodindo antigos prédios históricos abandonados. Pode atacar de repente, ou fingir, por um tempo, que desistiu da idéia. A polícia já não sabe mais o que fazer para Detê-lo. E naquela noite, depois de vários dias de trégua, ele ataca outra vez...
Às pressas,deixando para depois um importante compromisso no exterior, o Inspetor Arruda é então chamado de volta à cidade.
Ele é a última esperança das autoridades, afinal de contas, nunca deixou de solucionar nenhum dos seus casos.
E logo lá está ele, diante do mais recente prédio atacado. É um casarão velho, abandonado, de estrutura frágil, e como já estava aos pedaços antes do ataque, aquela agressão apenas apressará seu fim.
O Inspetor,faz então um levantamento completo de todos os ataques do Homem Bomba. Percebe que todos os prédios explodidos, antes dos ataques, já estavam aos pedaços, quase sem chance de serem restaurados. Também descobre que, os ataques começaram, dias depois da troca da antiga diretoria do Patrimônio Histórico da cidade, motivada por questões políticas. E desde então não parou mais. Às vezes se passam semanas entre um ataque e outro, mas logo, sem que ninguém espere, acontece uma nova explosão.
Depois de investigar várias pessoas das antigas diretorias, na ânsia de encontrar algum ponto de apoio para sua investigação, o Inspetor vai à mansão do último diretor substituído. Ele agora é redator de revistas policiais. O Inspetor sabe que sua gestão, foi de longe, a melhor de todas, um verdadeiro exemplo de conduta na preservação do Patrimônio Histórico. Mas, por intriga dos rivais invejosos com o seu desempenho, foi alvo de perseguições, até ser demitido, injustamente.
E ao recebê-lo, o antigo diretor, mostra seu local de trabalho, onde passa todas as noites, a escrever seus contos e artigos para a revista de ficção policial. Ele afirma conhecer os atos de vandalismo do misterioso Homem Bomba, o que não é nenhuma novidade, pois não se fala de outra coisa em toda cidade. "Só escrevo à noite, e nunca me ausento. É mais tranquilo e fresco que durante o dia...", ele diz.
E o inspetor pensa consigo mesmo: "Se ele só trabalha à noite, não pode ser ele..."
E ele conta sua história pessoal, o que de fato exisiu por trás das manobras políticas dos responsáveis pelo Patrimônio Histórico. "O senhor veja, aquilo é um antro de corruptos, de ladrões do dinheiro público. Coloquei a casa em ordem, acabei com a corrupção, por isso fui afastado!".
"Nunca se roubou tanto, sempre com a desculpa de que esses antigos prédios, na verdade todos sem valor histórico, precisam ser restaurados. E a verba é liberada e eles roubam tudo, e dividem entre si..."
Por último ele afirma: "Apoio o Homem Bomba, seja lá quem for, pois só assim, sem a desculpa dos prédios, esses corruptos não terão mais como justificar seus desvios de dinheiro público!" O Inspetor sabe que aquele relato é verdade, e sabe que aqueles corruptos, dificilmente irão sequer à juízo para prestar contas das suas canalhices. E agora está diante de um grande dilema. Pois, depois de ouvir o ex-diretor e refletir com cuidado sobre uma evidência, tem certeza de que ele é o Homem Bomba.
O Inspetor então conclui que ele não cometeu crime algum, pois de fato, todos os imóveis atacados, serviam apenas de fachada para a quadrilha infiltrada no Patrimônio Histórico, justificar seus desvios de verba pública. Ele decide que lhe dirá já saber de tudo; que conhece a sua identidade secreta. Com isso espera que os ataques finalmente cessem. Mas, qual foi a evidência que levou o inspetor, a ter certeza, de que o ex-diretor e o Homem Bomba eram a mesma pessoa?
SOLUÇÃO 02
Um Problema de Espaço
Este agricultor está com um problema!
Precisa atravessar o rio para transportar sua carga que são dois fardos de capim e um carneiro.
O problema é que ele só pode transportar uma coisa de cada vez no seu pequeno barco. Pior ainda, se ele deixar o carneiro e o capim juntos, o carneiro vai comer o mesmo.
Como fazer então para que ele leve sua carga para a outra margem sem prejuízo algum?
SOLUÇÃO 03
(Q.E) Responda com a máxima sinceridade as questões abaixo.
Para cada afirmação, assinale: a se concorda, b para mais ou menos ou não sei e c quando discorda:
Instruções:
1. Você tem 45 minutos para responder as 60 questões. Não exceda este tempo limite!.
2. Responda todas as questões. Se você não souber a resposta, chute... Chute também será considerado.
Não deixe nenhuma questão sem resposta.
3. Se uma questão parece ter mais de uma resposta ou nenhuma resposta correta, escolha aquela que você
considera ser a melhor dentre as alternativas dadas. Estas questões são feitas propositalmente para testar
sua habilidade de pensamento e razão.
4. Haverá também alguns problemas que você terá de resolver. Estes não requerem nenhuma matématica difícil.
Pelo contrário, eles estarão testando o quão lógico você é - ou seja, quão bem você pensa.
Agora você está pronto para começar o teste. Leia cada questão cuidadosamente!
1. Qual dos cinco é menos similar aos outros quatro?
URSO
COBRA
VACA
CÃO
TIGRE
2. Se você rearranjasse as letras "LOCEHO", você teria o nome de um:
OCEANO
PAÍS
ESTADO
CIDADE
ANIMAL
B
C
D
E
4. Qual dos cinco é menos similar aos outros quatro?
BATATA
MILHO
MAÇÃ
CENOURA
FEIJÃO
B
C
D
E
6. John, 12 anos de idade, é três vezes mais velho que seu irmão.
Quantos anos terá John quando a sua idade for o dobro da idade do seu irmão?
15
16
18
20
21
7. Qual dos cinco faz a melhor comparação? Irmão está para irmã assim como sobrinha está para:
MÃE
FILHA
TIA
TIO
SOBRINHO
B
C
D
E
9. Qual dos cinco faz a melhor comparação? Leite está para copo como carta está para:
SELO
CANETA
ENVELOPE
LIVRO
CORREIO
B
C
D
E
11. Qual das cinco alternativas faz a melhor comparação?
LIVE está para EVIL como 5232 está para:
(A) 2523
(B) 3252
(C) 2325
(D) 3225
(E) 5223
12. "Se alguns Smaugs são Thors e alguns Thors são Thrains,
então alguns Smaugs são definitivamente Thrains. "Esta sentença é:
VERDADEIRA
FALSA
NENHUMA DA DUAS
B
C
D
E
14. Qual dos cinco faz a melhor comparação?
Árvore está para chão como chaminé está para:
FUMAÇA
TIJOLO
CÉU
GARAGEM
CASA
15. Qual dos números não pertence à seguinte série?
9
7
8
6
7
5
6
3
16. Qual dos cinco é menos similar aos outros quatro?
TOQUE
GOSTO
AUDIÇÃO
SORRISO
VISÃO
B
C
D
E
18. Jack é mais alto que Peter, e Bill é mais baixo que Jack.
Qual das cinco seguintes sentenças seria a mais apropriada?
(A) Bill é mais alto que Peter.
(B) Bill é mais baixo que Peter.
(C) Bill é tão alto quanto Peter.
(D) É impossível dizer se Peter ou Bill é mais alto.
19. Qual dos cinco é menos similar aos outros quatro?
MEIA CALÇA
VESTIDO
SAPATO
PULSEIRA
BOLSA
20. Qual dos cinco faz a melhor comparação? CAACCAC está para
3113313 como CACAACAC está para:
(A) 13133131
(B) 13133313
(C) 31311131
(D) 31311313
(E) 31313113
21. Se você rearranjasse as letras "RAPIS", você teria o nome de um:
OCEANO
PAÍS
ESTADO
CIDADE
ANIMAL
B
C
D
E
23. Qual dos cinco faz a melhor comparação? Bala está para revólver como bola está para:
TACO
ESTILINGUE
CANHÃO
PICARETA
CATAPULTA
24. "Se alguns Bifurs são Bofurs e todos Gloins são Bofurs, então alguns
Bifurs são definitivamente Gloins." A sentença é?:
VERDADEIRA
FALSA
NENHUMA DAS DUAS
B
C
D
E
26. Qual das letras não pertence à seguinte série: A - D - G - I - J - M - P - S
A resposta é a letra?:
D
I
J
M
S
B